ENTENDO A DIFERENÇA ENTRE NONPERSISTENT E PERSISTENT VDI

06.01.2017

Rafael Felipe

 

Eis uma questão muito importante - O que é nonpersistent desktop e persistent Desktop? Qual a diferença entre eles? 

 

Sempre quando começamos um projeto de Virtual Desktop Infrastructure (VDI) me deparo com está questão. Qual usar? Qual dois se adpata ao "use case". Logo abaixo vou explicar um pouco mais sobre está diferença.

 

Quando se começa um projeto de VDI surge diversas questões, tal como qual produto VDI utilizar, Microsoft, VMware, Citrix, etc. Que tipo de protocolo utilizar e principalmente qual o modo de licenciamento. A boa noticia é que todos seguem praticamente o mesmo padrão, alguns com nomes diferentes, mas utilizando o mesmo conceito.

 

Existem dois principais tipos de VDI. nonpersistent e persistent. Então, qual usar? Cada um dos modos existe uma vantagem e uma desvantagem, principalmente falando de hardware, tal como storage, gerenciamento e customização.

 

Persistent VDI

 

Cada desktop irá rodar em um espaço em disco separado. Os dados, configurações e customização dos usuários irão permanecer. Basicamente ele se torna um VDI dedicado ao usuário, onde somente o usuário assinado a tal VDI terá acesso e será de exclusividade unica. Este modelo de VDI permite maior customização e personalização, mas ele querer mais espaço em storage do que um nonpersitent.

 

Beneficios: 

 

  • Usuários poderão salvar seus dados no VDI, e eles permanecerão lá!

  • Usuários poderão customizar seu desktop, tal como, favoritos, PST, aplicações instaladas, etc.

  • Cada vez que o usuário logar o VDI estará com a mesma configuração e personalização realizada antes do logoff.

Contras:

 

  • Maior requerimento de recursos de hardware

  • Cada usuário terá sua própria VM, sendo que ela não será compartilhada, o usuário usando ou não, ela permanecerá alocando espaço em disco e utilizando recursos de hardware.

  • O gerenciamento se torna um pouco mais complexo, sendo que a master gold image ou template pode sofrer alterações no periodo de atualização, pois poderá haver diferenças de VM por cada usuário.

Nonpersistent VDI

 

Quando o usuário acessa um nonpersistent desktop, nenhuma de suas configurações é carregada e no momento do logoff nenhuma alteração previamente realizada no desktop será salva. No final da sessão, o desktop é revertido ao seu estado original e o usuário recebe uma nova imagem no próximo logon.

 

Beneficios:

 

Desde que os nonpersistent desktops são criados a partir de uma gold image, isto torna o gerencimamento mais fácil, contendo questão de atualizações de segurança e update da gold image. Usuários não terão permissão de salvar ou instalar aplicações nos nonpersitents desktops, tornando-se mais seguro. Se uma imagem está comprometida rapidamente é possível fazer um restart e o desktop retornará com uma imagem nova e atualizada.

Este método requer menos recursos de hardware, principalmente storage, pois não é necessário e possível salvar dados de usuários ou instalar aplicações.

 

Contras: 

 

  • O usuário não consegue personalizar o desktop

  • É necessário configurar um roaming profile utilizando um home share na cloud ou utilizando ferramentas adicionais

  • Nem todas as aplicações previamente instaladas podem ser virtualizadas

 

Resumo: 

 

A escolha por nonpersistent e persistent desktop depende muito do que e quem irá utilizar o VDI, pois dependendo do casso e do tamanho da organização o persistent desktop torna-se mais recomendado e mais pessoal, pois os dados e configurações dos usuários sempre estarão lá. Neste caso é recomendado quando o usuário utiliza o VDI como seu principal meio de acesso a organização e não possui um desktop fisicoe também depende de isntalações instaladas para manter a sua produtividade.

 

Nonpersistent desktop são utilizados em larga esclada, onde o usuário precisa acessar principalmente aplicações web e também alguma aplicações virtualizada dentro do VDI. 

 

A sua escolha é sua! :)

 

Rafael Felipe

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

MEUS POSTS RECENTES

Please reload

SIGA

  • Twitter Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow

FICO SEMPRE CONTENTE

EM CONHECER MEUS LEITORES E COMPARTILHAR CONHECIMENTOS E IDÉIAS 

 

ME ESCREVA