VMware Horizon

06.01.2018

Rafael Felipe

 

Olá pessoal! Vamos começar a nossa série VMware baseada na área de End-user computing (EUC), com isso vamos falar um pouco sobre os produtos relacionado a VMware Horizon ou VMware Horizon View, além de falarmos de VMware User Environment Manager (UEM), App Volumes, etc. 

 

Mas antes de começar gostaria de falar um pouco sobre o produto em destaque - VMware Horizon View.

 

O que é VMware Horizon?

 

VMware Horizon habilita usuários a terem acesso a desktops virtuais (VDI) e aplicações remotas. Vamos fazer uma breve comparação - VMware Horizon é similar à Remote Desktop Services e Citrix Xenapp. O VMware Horizon disponibiliza o usuário a utilizar três protocolos para conexão, RDP, PCoIP e Blast.

 

Quais são os componentes do Horizon 7?

 

 

  • Connection Server: Este é componente principal do VMware Horizon. É a primeira role a ser instalada e também habilita e cria o portal de gerenciamento de todo o ambiente, criando o View Administrator Console. O Connection Server define os critérios, permissões e acessos aos VDIs e aplicações remotas, entre outras funções de administração.

  • Replica Server: Após você instalar o Connection Server como Standard (vamos falar um pouco disso mais adiante), os próximos Connection Servers devem ser instalados como Replicas. Eles tem o propósito de serem utilizados como uma espécie de load balancing e redundância para o seu ambiente, promovendo assim uma alta disponibilidade.

  • Security Server: Estes servidores são os famosos Gateways, pois ele fornecem trabalham através da DMZ, oferencendo acesso externo (Internet) aos usuários de forma segura.

  • Enrollment Server: Usado para a criação de "True-SSO" que previne com que o usuário tenha receba aquela mensagem para autenticação.

  • View Agent: Habilita um servidor ou desktop a fazerem parte da infraestrutura do VMware Horizon. O Agent pode instalado nos Virtual Desktops (VDI) ou Remote Desktop Session Host Servers.

  • Composer Server: Quando está opção é instalada habilta o uso de Linked Clones, mas gostaria de salientar que a grande promessa da VMware é o uso de Instant Clones, do qual é "considerado" um sucessor do Linked Clones. Se fosse for usar o Linked Clones não poderá utilizar o Instant Clone.

  • View Client - É instalado na estação do usuário ou no seu dispositivo móvel (BYOD), ele fornece a função de conexão e habilitação do serviço do VMware Horizon para uso em qualquer dispositivo.

Agora que você já tem uma idéia sobre o que é o VMware Horizon e seus principais componentes, nós estamos prontos para iniciarmos a nossa jornada de posts relacionados a está inscrível solução da VMware. 

 

Vamos juntos apresentar cada um desses componentes, suas funções e instalação.

 

Grande Abraço,

Rafael Felipe

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

MEUS POSTS RECENTES

Please reload

SIGA

  • Twitter Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow

FICO SEMPRE CONTENTE

EM CONHECER MEUS LEITORES E COMPARTILHAR CONHECIMENTOS E IDÉIAS 

 

ME ESCREVA