O que é VMware User Environment Manager (UEM)?

19.06.2018

Rafael Felipe

A VMware possui uma ferramenta extraordinaria chamada de User Environment Manager (UEM). Está ferramenta tem como propósito de uso a a adminsitração do sistema operacional e configurações de aplicações. O foco do UEM baseia-se em EUC, ou seja, as configurações e customizações são aplicadas a nível de usuário final e não de hardwware, por exemplo.

 

Um grande caso de uso do UEM é a função de customização do sistema operacional apra especifio usuário ou grupo, tal como, desabilitar recursos do Windows quando entregue em forma de VDI, onde é possível redirecionar recursos, como local driver e perfil. Além de limitar o uso dos recursos do sistema operacional.

 

O grande ponto do UEM é que não precisamos ter muita estrutura disponível para execurtamos, sendo que ele precisa somente de file shares, não há necessidade de ter servidor disponível com especifica configuração, isto não é necessário, pois ele utiliza apenas recursos de storage para alocar as suas configurações - MAS, Rafael - Como que isso funciona? - Simples, você vai precisar de dois files shares, um para hospedar as configurações das aplicações e sistemas operacionais e um outro para os dados e configurações dos usuários.

 

SIM, mas como que eu gerencio? Simples, você pode gerenciar através do seus próprio computador ou então instalar a console em algum servidor que você queria utilizar, outro ponto interessante a se considerar é que o UEM utiliza GPOs para gerenciar alguams alterações e sim, as GPOs são aplicadas através do UEM quando o usuário realiza o login ou logout.

 

No próximo post vamos mostrar um pouco sobre como implementar o UEM e seus principais recursos.

 

Grande Abraço,

Rafael Felipe

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

MEUS POSTS RECENTES

Please reload

SIGA

  • Twitter Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow

FICO SEMPRE CONTENTE

EM CONHECER MEUS LEITORES E COMPARTILHAR CONHECIMENTOS E IDÉIAS 

 

ME ESCREVA