Instalando o VMware User Environment Manager (UEM) - Parte 1
Como visto em posts anteriores sobre o UEM ele é considerado um grande facilitador para a administração e criação do nosso ambiente de virtualização. Neste post vamos mostrar como implementar o UEM no seu ambeiente e lembrando - a necessidade de recursos de hardware são mínimas!
Antes de instalar a console do UEM ou pensar em tê-lo no seu ambiente é necessário a criação de dois file shares. Um file share para dados de configuração e outro para os dados do usuário.
Então vamos mostrar alguns passos que devem ser seguidos:
Criação e configuração do UEM Config Share
Criação e configuração do UEM User Share
Importar e configurar os templates ADMX - GPOs
Instalar o UEM Agent / Console
UEM Configuration Share - Este é o principal compartilhamento, pois nele vai conter todas as configurações do UEM e o espaço requerido é bem baixo. O recomendado pela VMware seria de 1GB, mas geralmente nos ambientes em que instalamos o espaço utilizado não passou de 100MB.
Veja as permissões requeridas para o file share:
Exemplo: \\sharename\UEMConfig
Permissões de compartilhamento:
UEM Administrators:Change
UEM Users: Read
Permissões NTFS:
UEM Adminsitrators: Full control
UEM Users: Read & Execute
UEM Profile Share - Este compartilhamento é utilizado para armazenar as configurações pessoais dos usuários. As configurações são aplicadas durante o login ou quando uma aplicação é executada. As alterações sção salvas no momento do logoff e são sincronizadas e armazenadas no compartilhamento do usuário que contém uma pasta com o seu nome. O tamanho deste compartilhamento depende muito do que o usuário pode salvar, caso você opte por utilizar o OST do Outlook por exemplo, o espaço requerido será maior, mas se você pretende apenas armazenar as configurações de aplicações e customziações, podemos sugerir um espaço de 150MB para cada usuário.
Exemplo: \\sharename\UEMProfiles
Permissões do Compartilhamento:
UEM Administrators: Change
UEM Users: Change
Permissões NTFS:
UEM Administrators: Full Control (This folder, subfolders, and files)
UEM Users: Read & Execute, Create Folders / Append Data (This folder only)
Creator Owner: Full Control (Subfolders and files only)
Importando os templates ADMX - GPO
Você deve importar os arquivos de GPO do UEM e exitem dois locais e opções para isso - Você pode optar por importar isto para dentro do seu dominio e aplicar GPOs baseadas no repositório central do Active Directory do qual facilita a adminsitração em grande escala ou se você tem um ambiente um pouco enxuto você pode importar para dentro de um servidor e aplicar as politicas localmente.
Importando para um local centralizado do Active Directory: \\seudominio.com\SYSVOL\yourdomain.net\Policies\PolicyDefinitions
Importando para um servidor local: C:\Windows\PolicyDefinitions
São seis ADMX que devem ser copiados para o local escolhido - Estes arquivos vem dentro do pacote de instalação do UEM - A pasta é chamada de Administrative Templates (ADMX)

Copiar os arquivos para o seu local escolhido (local) - AD ou local.

Após copiar os aquivos ADMX você deve copiar os arquivos que estão na pasta chamada en-US, para dentro da pasta do seu local escolhido.

Arquivos copiados (local):

Para verificar se as politicas foram importadas com sucesso abra o gpedit.msc ou GPMC e verifica se os templates estão lá.

Pronto! Você já está com o seu ambioente quase pronto para receber o UEM. No próximo post vamos mostrar quais as principais politicas que devem ser configuradas para o uso correto do UEM.
Grande Abraço,
Rafael Felipe
#VMwareUserEnvironmentManagerUEM #UEM #VMware #RafaelFelipe #GPO