Interop...Uma verdadeira Paixão.

09.10.2018

Rafael Felipe

Este é um assunto que merece um post totalmente dedicado e quem sabe um livro contando todas as histórias que já se passaram com o Interop Day. Neste ano completou 10 anos do que eu considero o maior e melhor evento de tecnologia do mundo. Sim, sem exageros :). Um evento criado há 10 anos atrás pelo grande André Ruschel. Um cara que costumo chamar de "Missioneiro", pois suas raízes são oriundas da região das missões do Rio Grande do Sul no Noroeste do Estado mais precisamente de São Luiz Gonzada que fica em torno de 500km de Porto Alegre.

 

O Interop Day surgiu em Santo Ângelo. Cidade que também é considerada parte da Região das Missões, sendo ela a capital das Missões, por isso vem o termo chamado "Missioneiro", pois é como são conhecidos os habitantes da Região das Missões devido a sua grande história e bravura mantendo sempre viva a cultura Gaúcha.

 

Ao lado vocês podem ver a Cruz Missioneira - Um símbolo da região das missões que foi trazida pela primeira vez pelos Padres Jesuítas. O fato interessante é que a Cruz Missioneirapossui um significado próprio, que nada mais é da origem de um povo que tem muito orgulho de se chamar gaúcho. Para maiores detalhes e se quiser saber um pouco mais sobre esta rica história, eu indico dar uma olhada no Portal das Missões.

 

Eu duvido vocês olharem o Portal das Missões e não ficarem com vontade de explorar a região. O único problema é ir não querer voltar pra casa :) 

 

Pois bem, já contei um pouco sobre o André Ruschel e as Missões, mas o que isto vem relacionado a este post? 

 

Sou natural de Porto Alegre e não conhecia muito a cultura pelos lados das Missões. Certo dia, lá por meados de 2009 tive o prazer de conhecer o André em Porto Alegre. Ele estava ministrando um curso para a Dell que foi requisitado pela Microsoft na época. Tivemos uma grande troca de experiências e ele me informou que possuia um evento de tecnologia na região onde ele morava. Como eu sempre gostei deste tipo de atividade participando principalmente como ouvinte em eventos técnicos eu demonstrei interesse e comecei a me envolver em comunidades técnicas. Foi ai que a minha históra começou... 

 

Através da inspiração vinda do André Ruschel que sempre me motivou e fez com que eu saisse da minha zona de conforto, também me mostrou que eu tinha plena capacidade de ser um palestrante. Foi então que eu super ansioso, mas previamente treinado e motivado pelo André subi pela primeira vez no palco do Interop Day como palestrante, isto foi lá em Santo Ângelo no dia 06 de Agosto de 2010. Foi um dia que eu me lembro perfeitamente todo o trajeto até Santo Ângelo, toda a preparação para a palestra e principalmente um nervosismo que não tenho como explicar. Nesta ocasião palestrei ao lado de feras da TI e falei sobre TI verde :) 

Abaixo o vídeo de mais uma edição do Interop Day em 2012. Naquela época já previamos explorar o Brasil! O evento teve direito a banda do exército, banda de rock e depoimento do Prefeito de Santo Ângelo. :) 

O Interop Day sempre teve um cunho social muito forte. Sempre buscamos ajudar a comunidade como um todo, sendo disseminando conhecimento e até mesmo doando agasalhos e alimentos. Nesta edição acima foi bem interessante, pois lançamos o desafio de encher uma Amarok, pois ela suportava 1 tonelada na sua "caçamba", mas para a nossa surpresa, nós arrecadamos mais de 1 tonelada e foi necessário trazer mais uma Amarok para poder levar os alimentos. Isto foi mágico e certamente saimos com a sensação de dever cumprido.

 

Após a grandes experiências em Santo Ângelo decidimos criar a primeira edição do Interop Day em Porto Alegre. O evento foi realizado no dia 10 de Dezembro de 2011 na PUCRS. Foi casa cheia! ... Um alimento para a nossa vontade de fazer mais :) 

 

Após alguns anos de envolvimento com comunidade técnica, uma grande mentoria do meu Guru André Ruschel, um trabalho árduo e muito suor envolvido, então eis que vem a recompensa. No dia 01 de Julho de 2014 eu gritava de alegria quando recebi o e-mail da Microsoft com a nomeação de Microsoft Must Valuable Professional (MVP). Foi uma alegria imensa e um grande reconhecimento pelo trabalho que estava sendo realizado há anos, com muita paixão e dedicação.

 

‘Dear Rafael Silva,

 

Congratulations! We are pleased to present you with the 2014 Microsoft® MVP Award! This award is given to exceptional technical community leaders who actively share their high quality, real world expertise with others. We appreciate your outstanding contributions in Remote Desktop Services technical communities during the past year.’

 

Desde então, não houve uma pausa durante os anos. Houve apenas vontade de fazer mais e diferente. Com isto surgiu um sonho através de um simples bate papo após uma edição do Interop Day em Santo Ângelo. 

 

- Vamos alugar um motorhome e rodar a estrada realizando palestras de tecnologia? - Idéia do André :) Muitos duvidaram e muitos foram a favor e como missão dada é missão cumprida os Missioneiros não poderiam deixar passar esta oportunidade passar e foi ai que surgiu o Interop on the Road!

 

Sobre o Interop on the road - Um verdadeiro sonho, uma verdadeira realização profissional e pessoal. Especialistas em TI viajaram em um motorhome para uma semana inteira. A viagem se expandiu em 4 estados do Brasil (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo), totalizando mais de 5000 kms! Também realizamos a segunda edição do Interop on the road no ano seguinte.

 

Interop on the Road

 

 

Video Interop on Road - By Quatenus Rastreamentos Inteligentes 

 

Desde então surgiram diversas outras iniciativas envolvendo o Interop, tal como o Interop 360 que foi aumentando a sua familia através de outros Microsoft MVPs e membros da Dell Microsoft Community of Practices. Neste ano o Interop Day completou 10 anos de sua existência e em grande estilo foi realizado o Interop X em Ijuí que contou com mais de 550 espectadores. Foi um verdadeiro show!

 

Interop X - 2018

 

Algumas recordações do Interop Day que eu guardo com muito orgulho.

 

 

Alguns números sobre o Interop Day...

Mas Rafael, o que você leva de lição sobre o Interop Day e envolvimento com a comunidade técnica?

 

- Através de simples iniciativas, de coragem e de vontade de fazer mais, conseguimos ir mais além. Nunca aceite um não, se você sabe que pode fazer ou sabe que tem capacidade, vá e faz! Levante-se da cadeira e faça! O céu é o limite e nada pode te parar, mas pense...Você dificilmente conseguirá sozinho. Sempre ande com alguém que você confia ao seu lado. Qualquer um que te encoraje a crescer intelectualmente, profissionalmente ou emocionalmente é alguém que vale a pena ter por perto. Eu, particularmente tive a maior sorte em conhecer o André Ruschel, está a pessoa a quem eu me refiro em ter por perto. Um evento de tecnologia também pode colher bons brutos e principlamente GRANDES amizades. Hoje eu posso dizer - Eu tenho um grande amigo em que posso confiar e faço parte da familia Interop! 

Aqui (Interop) é uma Paixão. "Lá", é apenas uma mania.

 

Ninguém segura o Interop! Em breve estaremos com mais iniciativas e chegando até a sua região!

 

#INTEROPDay,  #INTEROPX, #INTEROP360, #INTEROPONTHEROAD

 

Grande Abraço,

Rafael Felipe

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

MEUS POSTS RECENTES

Please reload

SIGA

  • Twitter Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow

FICO SEMPRE CONTENTE

EM CONHECER MEUS LEITORES E COMPARTILHAR CONHECIMENTOS E IDÉIAS 

 

ME ESCREVA