Uma introdução às Farms do VMware Horizon

09.02.2019

Rafael Felipe

Neste post vamos mostrar falar um pouco sobre as Farms do VMware Horizon. Será uma pequena introdução sobre este recurso e na sequeência iremos mostrar como criar e configurar uma Farm..

 

O que são as Farms do VMware Horizon?

 

As Farms são coleções ou grupos de servidores RDS Session Hosts que tem como propósito facilitar e centralizar o gerenciamento do seu ambiente. As farms podem ter um número variável de hosts, mas o recomendado pela VMware é que o número máximo de RDSH por farm seja de 500 hosts para a versão 7.7 e 200 para as versões anteriores. 

 

O que é um Remote Desktop Service Hosts?

 

Um RDS host é um servidor que ficará responsável por hospedar as suas aplicações e suas sessões remotas. Um servidor de RDS pode ser virtual ou físico. O VMware Horizon 7 suporta apenas uma sessão de desktop e uma sessão de aplicativo por usuário em um RDS host.

 

Para saber como habilitar este recurso veja o post Instalando o recurso de Remote Desktop Services - Session Host - VMware Horizon Agent

 

Quais são so tipos de Farms?

 

Existem dois tipos de farms no VMware Horizon - Manual e Automated.

 

Manual Farm

 

Uma "Manual Farm" pode ser composta por servidores físicos ou virtualizados. Os servidores que irão compor a Farm devem ter o serviço de RDS instalado e eles são adicionados manualmente.

Automated Farm

 

Uma "Automated Farm", consiste em servidores que são criados atrvés de linked clones ou instant clones. Este recurso não suporta servidores físicos, apenas virtualizados. Alguns recursos podem ser requeridos para a criação desta farm, tal como o View Composer.

 

O View Composer cria VMs baseadas em linked clone de acordo com as configurações e parâmetros setados no momento da criação da farm. As máquinas virtuais são clonadas a partir de uma máquina parent VM e são vinculadas a ela reduzindo a quantidade de armazenamento que as máquinas virtuais exigem.

 

O Connection Server cria máquinas virtuais instant clone de acordo com os parâmetros especificados na criação da farm. As grandes vantagens do instant clone é que as máquinas virtuais compartilham um disco virtual e a memória de uma parent VM, com isso consumindo menos storage do que um full clone ou linked clone.

 

Espero que tenha esclarecido o conceito de ambas e nos próximos posts vamos mostrar como criá-las.

 

Grande Abraço,

Rafael Felipe

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

MEUS POSTS RECENTES

Please reload

SIGA

  • Twitter Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow

FICO SEMPRE CONTENTE

EM CONHECER MEUS LEITORES E COMPARTILHAR CONHECIMENTOS E IDÉIAS 

 

ME ESCREVA