Criando uma farm de RDS no Microsoft Azure

13.03.2019

Rafael Felipe

Já faz um tempo que a Microsoft lançou este excelente recurso - Uma criação automática de toda uma Farm de RDS. Imagine o tempo que levariamos para criar toda uma Farm de RDS, incluindo Broker, Session Hosts, Gateways entre outros recursos, além de todos os pré requisitos como certificado, abertura de portas no firewall, entre outras diversas configurações e preocupações que devemos ter antes de expor o nosso ambiente para a internet. 

 

Neste cenário com apenas algumas cliques e algumas informações a serem inseridas nós conseguimos criar um ambiente de RDS com máquinas virtuais que incluem, RD gateway, RD Broker, RD Licensing, Active Diretory configurado com o seu domínio, IP público e muito mais.

 

Após a criação nos precisaremos apenas realziar algumas configurações adicionais como instalar as aplicações nos nossos RD Session Hosts, configurar os nossos certificados para tornar público e qualquer outra configuração adicional que desejarmos.

 

Este deployment levará em torno de 1 hora para ser concluído e utilizaremos os templates disponíveis no Microsoft Azure Marketplace. 


Realizando um deploy de uma farm RDS através do Azure Marketplace

 

Abra o Portal do Azure e navegue ate o Azure Marketplace.

 

Create a Resource > New e então pesquise por Remote Desktop Services

 

Nós teremos algumas opções relacionadas ao RDS, neste caso vamos utilizar a opção chamada Remote Desktop Services 2019 RDS Farm que já vem com as versões mais atuais, como Windows Server 2019.

 

 

Após selecionar esta opção você será capaz de ver os recursos que serão criados neste deployment e então clique em Create

 

 

No próximo passo vamos especificar as credenciais de administrator para a farm que será criada. A subscription que será utilizada, o resource group a ser criado e a localização.

 

Especifique o DNS e o nome do domínio.

Escolha as configurações das suas VMs. O Microsoft Azure irá fornecer sugestões baseadas no padrão de um ambiente de RDS. Escolha quantos servidores de Session Host serão necessários para o seu ambiente e então as configurações adequadas.

 

Estas configurações podem ser alteradas posteriormente através do resize VM.

 

Escolha os nomes para as suas VMs.

 

Um processo de validação irá ocorrer, após finalizado verifique se as informações estão corretas e clique em OK e após Create para iniciar a criação dos recursos da sua Farm de RDS.

 

 

 

Abra o Resource Group para acompanhar a criação dos seus recursos.

 

Após concluída a criação do deployment a sua Farm de RDS está pronta para ser configurada.

 

Pronto! A criação da sua Farm de RDS já foi concluída!

 

Grande Abraço,
Rafael Felipe

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

MEUS POSTS RECENTES

Please reload

SIGA

  • Twitter Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow

FICO SEMPRE CONTENTE

EM CONHECER MEUS LEITORES E COMPARTILHAR CONHECIMENTOS E IDÉIAS 

 

ME ESCREVA